FAQs

P?

Como faço para me associar?

R.

Você pode associar-se à ABRATEF a qualquer momento, em qualquer estado do país. Basta você procurar a sua Regional e dizer que deseja se associar. A ABRATEF é formada por todos os associados das Associações Regionais de Terapia Familiar.

Há três categorias de associados:
- sócio aspirante, que é o terapeuta familiar em formação;
- sócio colaborador, que é todo profissional de nível superior que queira00 participar de nossa rede;
- e sócio titular, que é todo terapeuta familiar que terminou sua formação dentro dos requisitos exigidos por nosso Estatuto.

Seja qual for a sua categoria, sua regional irá orientá-lo sobre a documentação necessária. Procure a Regional mais próxima de você.

Associe-se a esta rede!

P?

Como enviar meu evento para a agenda?

R.

Enviar seu evento, curso, lançamento de livro ou quaisquer outras produções para constarem em nossa agenda é muito fácil! Basta ser associado e estar em dia com a sua Regional.

Neste caso, clique sobre a palavra "AGENDA" no topo de qualquer página do site e escolha “ Adicionar Evento". Você será direcionado para o formulário online.

Preencha todos os itens com clareza e objetividade, lembre-se todas as informações são importantes para que seu evento tenha a visibilidade desejada e alcançada.

Seu cadastro será recebido pela Abratef, e sua regional será notificada do envio do seu cadastro. Seu anúncio constará em nossa agenda num prazo máximo de 48 horas, caso haja algum problema, você será notificado através do email cadastrado.

P?

Quem pode anunciar no site ABRATEF?

R.

Todo associado de qualquer Associação Regional de Terapia Familiar do Brasil que estiver em dia com sua associação poderá anunciar seus eventos, cursos, lançamentos de livro ou quaisquer outras produções em nosso site.

P?

Para que preencher meu cadastro de associado?

R.

Ao preencher e enviar seu cadastro de associado, sempre que alguém clicar no seu nome na página "ASSOCIADOS" ou colocar seu primeiro e último nomes no campo de "BUSCA", aparecerá uma página com todas as informações de seu cadastro.

Você terá uma página dentro do site da ABRATEF!!! Isso significa que você terá mais um endereço eletrônico, você poderá divulgar este endereço e poderá ser encontrado através dele. Seus colegas saberão o que vem fazendo e poderão entrar em contato para trocas profissionais.

Sua rede ficará fortalecida. Reserve um tempo e preencha seu cadastro!

P?

Como preencher meu cadastro de associado?

R.

Basta entrar na página dos "ASSOCIADOS". Passe o mouse sobre "REGIONAIS" no topo de qualquer página do site e clique em "ASSOCIADOS". Você verá em letras verdes o Cadastro de Associado.

Leia todos os campos. Reúna todas as informações necessárias, como por exemplo, uma lista de suas publicações e outras produções, seu mini-currículo, etc.

Encontre um tempo para preencher os seus dados. Vale a pena! Além da visibilidade para o público em geral, seus colegas de associação poderão acompanhar o que você vem realizando.

P?

Qual é a duração de cada um dos cursos de formação e quais são os valores?

R.

A ABRATEF estabelece uma duração mínima e algumas outras condições para que um curso seja reconhecido por ela. As Associações Regionais são as responsáveis pela inscrição dos novos associados, ficando a seu cargo orientar os associados envolvidos com a formação de novos terapeutas de casal e família quanto aos requisitos necessários para que esta formação possa ser reconhecida.
A frequência das aulas e o valor de seus cursos fica a cargo de cada instituto ou escola. Não há uma padronização.
Procure em nossa agenda pelos cursos que a/o interessam e verifique através do site ou telefone anunciado as informações que achar necessárias.
Você também pode se informar através dos Institutos cadastrados em nosso site.
Bem-vindos ao nosso campo de estudo e atuação!

P?

Existe diferença entre cursar a formação em Terapia de Casais e Famílias em São Paulo, em Londrina, em Recife ou no Ceará?

R.

O campo do estudo das famílias e dos casais é muito vasto e tem gerado uma variedade de abordagens teóricas que, por sua vez, implicam uma série de metodologias e maneiras de atuação. Cada escola ou instituto formador escolhe as teorias que mais representam seu modo de pensar e agir. Consequentemente, cada curso tem seu próprio programa, que contempla as teorias e abordagens que aquele determinado conjunto de formadores ou professores considera mais significativos dentro deste vasto campo de estudo e atuação. Por isso, é muito diferente você fazer o curso neste ou naquele lugar, neste ou naquele instituto.
Vale a pena você visitar os sites dos institutos e procurar ver através deles as peculiaridades de cada curso e de cada proposta de formação. Depois disso, você terá condição de escolher aquele que vem de encontro a suas crenças e anseios.
No nosso site temos vários Núcleos e Institutos cadastrados e na nossa agenda você poderá encontrar vários cursos de formação em terapia de famílias e casais por todo o Brasil.
Muito obrigada por visitar nosso site e pela confiança em nossas informações. Estamos à disposição para outros esclarecimentos sempre que precisar.

P?

Qual a diferença entre um curso de especialização e uma formação em terapia familiar?

R.

A especialização está atrelada a uma graduação e o profissional vai especializar-se a partir desta área de estudo. Por exemplo, um psicólogo, pedagogo, assistente social, T.O., etc, pode se especializar em um tipo de abordagem ou teoria. A formação pressupõe uma grade curricular que "forme" o aluno, apresentando um novo campo de reflexão e um novo modo de atuação que, para ser conhecido, exige um processo relacional ao longo do tempo que traga um crescimento pessoal e uma mudança no modo de ver e atuar no mundo, não se restringindo ao aprendizado de um conjunto de teorias e técnicas como pode ocorrer numa especialização. É por isso que profissionais de outras áreas, que tenham o perfil esperado, podem se candidatar a uma formação em terapia de casal e Familia.

P?

Quem pode cadastrar seu trabalho através do cadastro de institutos e núcleos?

R.

A ABRATEF tem como uma de suas metas oferecer à população usuária de nosso site e às pessoas interessadas em conhecer a amplitude e complexidade dessa área de trabalho uma base de dados que reuna informações sobre os cursos, os institutos formadores, os núcleos de atendimento e outros atividades ligadas à área da terapia familiar. Estas informações são providas pelos próprios associados.
Para que as informacoes possam ser sempre atualizadas, fornecendo informações fidedignas, criamos o cadastro de Institutos Formadores, Núcleos de Atendimento à Familia, Núcleos de Estudos teóricos e práticos sobre o tema família.
Este cadastro também pode ser usado por Grupos informais que discutam textos e atendam famílias em comunidades ou por pessoas que estejam vinculadas a empresas, ONGs, OCIPs ou órgãos públicos que se interessem em dialogar e trocar o conhecimento sobre essa área tão fecunda e tão necessária.