Este trabalho apresenta o relato de uma pesquisa qualitativa sobre significados construídos do gênero feminino a partir da análise e reflexão sobre contos de fada contemporâneos. Uma pergunta instigadora que norteou este estudo foi – quais os sentidos que vêm sendo construídos sobre o feminino nos contos de fadas que são apresentados para as crianças e como veiculam significados de ideais de relacionamentos? Foi nossa intenção desenvolver uma compreensão a partir do olhar feminino, tendo como referência o construcionismo social (Gergen, 1994). Essa pesquisa partiu do pressuposto que a cultura exerce grande influência na construção de sentidos de identidade de gênero e que as crianças são introduzidas a um mundo de significados compartilhados a partir da literatura, filmes e tradições orais em geral. Para desenvolver nosso trabalho escolhemos uma produção cultural recente, a saga em série conhecida como Shrek, que, no nosso entender, pode ser considerada como representativo de um conto de fadas atual. Num primeiro momento, fizemos uma leitura compreensiva de como a figura feminina parece retratada no filme e que mensagens estão sendo passadas nas relações entre gêneros. Interessou-nos compreender como essas mensagens poderiam ser indicadoras de novas possibilidades relacionais e competências da mulher, ou estariam reproduzindo ou alimentando uma visão mais conservadora e tradicional estruturada nas diferenças de gênero. Como o objetivo do trabalho era compreender e refletir sobre possíveis referências culturais e sociais na construção da identidade feminina e a influência destas nas suas construções de relacionamentos amorosos, resolvemos ouvir vozes de mulheres em relação ao nosso tema de investigação. Para isso, realizamos entrevistas conversacionais com três mulheres com idade entre 30 e 40 anos, nível superior completo e casadas. As entrevistas foram individuais, de base dialógica seguindo um roteiro com alguns temas específicos. Nessas entrevistas procuramos conhecer a historia familiar de cada uma, suas percepções dos modelos femininos aprendidos, referências tidas como positivas e negativas a partir desses modelos, negociações e expectativas dos relacionamentos atuais com seus parceiros. Para uma compreensão dos significados culturais associados às questões de gênero, pedimos também que cada participante escolhesse algum filme que lhe tivesse sido significativo de acordo com o tema proposto. A partir da análise das entrevistas pudemos perceber que o modelo de ideal romântico ainda se mostrou como uma forte referência na vida dessas mulheres, e que significados associados a esses modelos pareceram associados à busca de uma parceria amorosa para suas vidas. Um aspecto que chamou nossa atenção foi uma aproximação entre a vivência do ideal romântico e a satisfação conjugal. Os relacionamentos que mais próximos do ideal romântico da mulher tinham significados de maior satisfação. Pudemos compreender também que essas jovens mulheres transitavam entre os novos significados para o feminino e significados mais tradicionais, cônscias de suas capacidades, e possibilidades, aceitando essas diferenças como opções e não como imposições.<