Tema: Ao longo do século XX, a atenção ao cuidado com a criança foi uma constante, mas as formas de lidar e educar e os responsáveis por estes aspectos se modificaram com o decorrer do tempo (Biasoli-Alves, 2002). As mudanças nas relações entre pais e filhos decorrentes das transformações pelas quais a família vem passando têm levado a um crescente questionamento sobre o papel dos pais na educação de seus filhos. O conhecimento técnico científico tem contribuído com muitas das transformações observadas no decorrer das últimas décadas no modo de conceber a relação pais e filhos (Watarai, 2009) e, consequentemente, com a insegurança nos pais quanto à forma de pensar a educação das gerações mais novas. No exterior e no Brasil encontramos uma gama de trabalhos que relacionam, por exemplo, os estilos parentais com adolescência; religiosidade; distúrbio alimentar; sono; ansiedade; baixa renda; personalidade da mãe; pais e mães e suas similaridades; perfeccionismo; fumantes; ingestão de álcool; internet; dinâmica familiar e orientação vocacional, mas o que conhecemos sobre estilo parental e práticas educativas em famílias recompostas. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura nacional e internacional sobre estilo parental e práticas educativas em famílias recompostas. Metodologia: Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma busca nos bancos de dados Web of Science, SciELO, PsycInfo e Science Direct utilizando como descritores “parenting style” and “parenting practices”, considerando-se critérios de exclusão específicos e incluindo todos os artigos de famílias recompostas. Os artigos recuperados foram categorizados com o auxílio do programa Access e submetidos a uma análise qualitativa. Os artigos (Berger, Carlson, Bzostek & Osborne, 2008; Tilman, 2008, Simons, Chen, Simons, Brody & Cutrona, 2006) evidenciam uma importante mudança social refletida nas novas configurações familiares. Referências Bibliográficas: Berger, L. M., Carlson, M. J., Bzostek, S. H., & Osborne, C. (2008) Parenting Practices of Resident Fathers: The Role of Marital and Biological Ties. Journal of Marriage and Family, 70(3), 625-639. Biasoli-Alves, Z. M. M. (2002) A questão da disciplina na prática de educação da criança, no Brasil, ao longo do século XX, Veritati, 2(2), 243-259. Simons, L. G., Chen, Y. F., Simons, R. L., Brody, G., & Cutrona, C. (2006) Parenting Practices and Chil Adjustment in Different Types of Households: A study of African American Families. Journal of Family Issues, 27(6), 803-825. Tilman, K. H. (2008) “Non-Traditional” siblings and the academic outcomes of adolescents. Social Science Research, 37(1), 88-108. Watarai, F. (2009) Filhos, pais, padrastos: relações domésticas em famílias recompostas das camadas populares. (pp 11-42). Tese de doutorado, FFCLRP – USP.