Na reflexão histórica sobre o processo de construção teórico/prática da proposta metodológica da autora, Jogos Espontâneo-criativos, através dos conceitos, princípios e modos de jogar abordados no processo, a escritora sinaliza os avanços, as permanências e os questionamentos em quatro publicações seqüenciais: a) Pesquisa do Mestrado em Educação, Proposta de Desenvolvimento Integral do educando:jogos espontâneo-criativos. UFPR; b) Jogar é preciso: jogos espontâneo-criativos para famílias e grupos. Artmed; c) Tese de doutoramento, Jogos espontâneo-criativos nos processos de desenvolvimento da comunicação, autonomia e integração: uma proposta de intervenção sistêmica para grupo multifamiliar em situação de risco. PUC-SP. E, d) Jogar é preciso II, com lançamento em 2012. Incluindo outras experiências terapêuticas e sociais de curta duração, a autora compartilha sobre temas atuais e complexos. Suas dificuldades e avanços, assim como a riqueza e o potencial da brincadeira e do ser humano presentes/escondidos (o que, quem esconde?!) na vida atual. Enfim, um movimento de renovação, impulsionando novas propostas... talvez como as de terra/céu abertos, contaminadoras de alegria. Será? REFERÊNCIAS HOLZMANN, Maria Eneida F. (2012) Jogar é preciso II: processos de jogos espontâneo-criativos para família, multifamilias e grupos na terapia, promoção social e educação. (no prelo). _______. (2006) Jogos espontâneo-criativos nos processos de desenvolvimento da comunicação, autonomia e integração: uma proposta de intervenção sistêmica para grupo multifamiliar em situação de risco. São Paulo Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Núcleo de Família e Comunidade. PUC-São Paulo.2006 _______. (1998) Jogar é preciso: jogos espontâneo-criativos para famílias e grupos. Porto Alegre: ArtMed. _______. (1982) Proposta de desenvolvimento integral do educando: jogos espontâneo-criativos. Curitiba. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná.