TEMA: SAÚDE E EDUCAÇÃO Introdução:Aprender como cuidar da saúde e prevenir doenças em crianças e adolescentes é necessário porque pode ser ampliada para toda a família, promovendo mudanças sobre essa temática. Informações pautadas em conhecimento científico é relevante para a população porque agrega ao conhecimento formas de valorizar os saberes e práticas transmitidos entre gerações. Assim, desde 2009, o Projeto “Lá Fora”Universidade Federal de São Paulo, desenvolve ações em parceria com a Instituição Maria Helen Drexel-São Paulo que mantém 8 lares sociais, atende crianças e adolescentes em situação de abrigamento, onde os estudantes de enfermagem atuam no cuidar, exercendo o papel de educador, desenvolvendo ações educativas em saúde, pautadas nos referenciais teóricos das Práticas Sistêmicas com Famílias e Comunidade, Teoria Geral do Sistema, Redes Sociais, Práticas Narrativas, Estratégias de Ensino Aprendizagem e conteúdos curriculares de enfermagem, necessárias para compreensão de temas relacionadas à saúde expressados por integrantes dos lares sociais . Objetivo: identificar a contribuição de práticas de educação em saúde, desenvolvidas em Lares Sociais para o estudante de enfermagem. Método os estudantes de enfermagem realizaram oficinas co-construindo saberes sobre os temas emergentes relacionados à saúde/doença. Participaram de entrevista individual tendo como questão norteadora “Como foi para você desenvolver ações de educação em saúde em Lares Sociais?”Resultados: os dados apontaram que o desenvolvimento de ações de educação em saúde nos lares sociais possibilitou aos estudantes adquirirem maior experiência para atuação na promoção e prevenção da saúde, desenvolvendo habilidades para o trabalho em equipe, além de possibilitar uma ótica ampliada no cuidado com o indivíduo e família valorizando os saberes construídos.Revelaram que as famílias ao participarem da construção de conhecimento sobre saúde sentiram-se mais valorizadas. .Conclusão: Participar dessas ações contribuíram positivamente na formação de estudantes de enfermagem, uma vez que favoreceu o desenvolvimento da prática educativa sobre promoção de saúde e prevenção de doenças em contextos diversos, tendo a família como uma influência importante. Permitiram o conhecimento de contextos sociais especiais, o que poderá favorecer esses estudantes valorizarem e agregarem conhecimentos na sua formação. Referências: 1-Batista, SH. (2003) Aprendizagem, ensino e formação em saúde. In: Batista, N, Batista, SH. Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Editora Senac São Paulo. 2-Esteves de Vasconcelos M J.,(2008) Pensamento Sistêmico: O novo paradigma da Ciência. 7ed. Campinas: Papirus. 3-WRIGHT, Lorraine M., & LEAHEY, Maureen (2009) Enfermeira e Famílias - Um Guia para Avaliação e Intervenção na Família - 4ª Edição - Editora Roca Ltda. 4-Minayo MCS.(2010)O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Editora Hucitec 5-SLUSKI. Carlos E. (2006) A Rede Social na Prática Sistêmica. Editora Casa do Psicólogo 3 edição. São Paulo SP