14. BULLYING ENTRE IRMÃOS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INFLUÊNCIA DOS PAIS

JACIARA LIRA ROBERTO; PATRICIA NUNES FONSÊCA; PATRICIA OLIVEIRA ANDRADE; RAFAELA SOBREIRA GOMES; JERSSIA LAIS SANTOS. UFPB, JOAO PESSOA - PB - BRASIL.

 Nas últimas décadas, o bullying tem sido um dos principais problemas de violência identificados na sociedade, tanto na escola quanto na família. É um tema que tem gerado preocupação e interesse entre os psicólogos, sociólogos, pedagogos, psicopedagogos, médicos e antropólogos. Dentre as discussões, o fenômeno é definido como uma prática de violência que ocorre na relação entre pares, envolvendo personagens caracterizados como vítimas, agressores, e expectadores podendo ser identificada como uma forma de violência gratuita em que a vítima é exposta repetidamente a situações de constrangimento, ameaça e intimidação Embora a prática do bullying venha sendo evidenciada no ambiente escolar, pesquisas apontam que o fenômeno pode ter sido desencadeado inicialmente no contexto familiar. Logo, o presente estudo tem como objetivo analisar a ocorrência do fenômeno bullying entre irmãos em idade escolar, sobretudo a possível influência dos pais em relação a esta prática. Este estudo refere-se a uma revisão bibliográfica e foi desenvolvido a partir de um levantamento das publicações concernentes ao tema no período de 2001 a 2011. Estudos mostram que a prática da violência entre irmãos pode ser evidenciada fisicamente mas, em geral, apresenta-se de modo emocional e moral causando problemas psicológicos à vítima. A prática pode surgir a partir de uma simples rivalidade fraterna e vai se agravando com o incentivo dos pais, que aproveitam as circunstâncias para apoiar o agressor (filho predileto) contra o irmão ou enteado. Sobre as vítimas, pesquisas apontaram que em algumas situações elas tendem a ocultar a agressão por medo de desencadear conflitos no ambiente familiar ou por se sentir desprotegida pelos pais, pelo fato de que suas queixas são consideradas apenas como uma “briguinha” entre irmãos. Frente ao exposto, pode-se concluir que o tema é relevante e, portanto, merece ser discutido em reuniões de pais, centros comunitários e grupos de crianças e adolescentes, com a finalidade de esclarecer certos comportamentos familiares que muitas vezes são percebidos como atitudes “normais” e, na verdade, são condutas que promovem discórdias e transtornos entre os familiares, que, em uma análise mais profunda, pode revelar desejos inconscientes, mentiras e segredos na família. Palavras-chave: Bullying, irmãos, pais. Referências: 1. Fante, C. (2005). Bullying no ambiente escolar. Recuperado em 12 de março de 2012 de http://inov.org.br/site/artigos/9.pdf. 2. Datoni, B. (2008). Bullying: O Lugar da Criança na Família, o Lugar da Criança na Escola. Pensando Famílias, 12(1); (119-131). Recuperado em 12 de março e 2012 de http://www.domusterapia.com.br/pdf/PF12n1BulliyngBDetoni.pdf. 3. Castilho, P. M. A. F., & Hito, F. C. (2010). Bullying: Violência Oculta na Escola e na Família. Recuperado em 12 de março de 2012 de www.facibra.com.br/revista/pt/2d-edicao/item/download/5.html