37. O RITMO DA VIDA AJUDANDO CRIANÇAS NA SUPERAÇÃO DA SEPARAÇÃO

ADRIANA MÜLLER. CRESCENT, VITÓRIA - ES - BRASIL.

Muitas são as dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes depois da separação dos pais: ajustamento na rotina familiar, diminuição do contato com um dos progenitores, desorganização das práticas parentais, alterações no nível socioeconômico, etc (Nunes-Costa et al, 2009; Raposo et al, 2011). A Terapia Narrativa parte do princípio de que nossas vidas são historiadas, sendo que algumas dessas histórias são ricas e fortalecedoras enquanto outras são tristes e saturadas de problemas (White,2002a, 2002b, 2004, 2007, 2011; Madigan, 2011). Uma das formas de intervenção são as práticas narrativas coletivas, entre elas o ‘Ritmos da Vida’, uma metodologia criada por Adriana Müller (Müller, 2012) que integra os conceitos da terapia narrativa com a metáfora da música. O trabalho que será apresentado tem como objetivo mostrar uma forma pela qual o ‘Ritmos da Vida’ pode auxiliar as crianças que apresentam algum tipo de dificuldade em enfrentar a separação dos pais a construir um território de identidade seguro para falar sobre esses problemas e buscar respostas às suas dúvidas. Para tanto grupos de crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos se reuniram semanalmente para conversar sobre suas dúvidas e dificuldades em lidar com a separação dos pais, trocar informações com pessoas que passaram por situações semelhantes e elaborar uma forma pela qual o conhecimento construído pelo grupo fosse compartilhado com outras pessoas que passam por situações parecidas. Dessa forma o trabalho abordou todas as etapas das práticas narrativas coletivas: a ampliação das duplas narrativas, acessar as histórias individuais, conectá-las ao contexto coletivo e contribuir com a vida de outros (Denborough, 2008). Referências Denborough,D. (2008). Práticas narrativas coletivas: trabalhando com indivíduos, grupos e comunidades que vivenciaram traumas. Australia: Dulwich Centre Publications Madigan,S. (2011). Narrative therapy. Washington, DC: American Psychological Association Müller,A. (Março, 2012). Ritmos da Vida. Recuperado em 02 março, 2012, de http://narrativetherapyonline.com/moodle/course/view.php?id=16 Nunes-Costa, R.A., Lamela, D. & Figueiredo, B. (2009). Adpatação psicossocial e saúde física em crianças de pais separados. Jornal de Pediatria, 85 (5), 385-396. Raposo, H., Figueiredo, B., Lamela, D, Nunes-Costa, RA., Castro, MC. & Prego, J. (2011). Ajustamento da criança à separação ou divórcio dos pais. Revista de Psiquiatria Clínica, 38 (1), 29-33. White,M. (2002a). Reescibir la vida: entrevistas y ensayos. (V. Tirotta, Trad.).Espanha: Editorial Gedisa. (Obra original publicada em 1995) White,M. (2002b). El enfoque narrativo em la experiência de los terapeutas. . (V. Tirotta, Trad.).Espanha: Editorial Gedisa. (Obra original publicada em 1997) White,M. (2004). Guias para una Terapia familiar sistemica. (A. Bixio, Trad.).Espanha: Editorial Gedisa. (Obra original publicada em 1989) White,M. (2007). Maps of narrative practice. New York, NY: Norton White,M. (2011). Narrative practice: continuing conversation. New York, NY: Norton