01. A ARTE IMITA A VIDA: CENAS SOBRE CODEPENDÊNCIA

CASSANDRA BORGES BORGES BORTOLON. ACURARTE, PORTO ALEGRE - RS - BRASIL.

Tema: È cada vez mais freqüente, no consultório e em outros locais de tratamento, o acompanhamento psicoterapêutico para familiares de usuários de drogas. Por isso, se faz necessário que os psicoterapeutas identifiquem as características específicas e necessidades dessas famílias que buscam ajuda. Os familiares de usuários de drogas podem apresentar estratégias mal-adaptativas com o intuito de manejar com o problema do uso de drogas na família. Nesse sentido, a codependência é caracterizada por um acentuado foco na pessoa que consome drogas e atitudes de autossacríficio, acompanhadas de intenso sofrimento para o familiar codependente. Além disso, um senso crítico deficiente por parte do familiar sobre os efeitos de seus comportamentos no familiar que utiliza substâncias psicoativas. Sendo assim, a codependência merece atenção e cuidado profissional especializado. Objetivo: Este workshop terá como objetivo aprofundar os sintomas, os sentimentos e as experiências comuns vivenciadas por familiares codependentes de usuários de drogas. Metodologia: Serão exibidas as edições dos filmes: “O Tempo Não Pára!” e “Meu Nome Não É Johnny”. Após a exibição, será proposto, aos participantes, a dramatização das personagens (as mães, de Cazuza e do Johnny) a fim de vivenciarem as percepções e os sentimentos intensos dessas familiares. Essas dramatizações permitirão aos psicoterapeutas aproximarem-se dos possíveis dramas que são ou serão experienciados por famílias em situação de dependência química durante o processo de tratamento. Referências utilizadas: Bortolon, CB; Grossi, R; Kessler, F, H; Ferigolo, M, Barros, HMT. (2010). Avaliação das crenças codependentes e dos estágios de mudança em familiares de usuários de drogas que ligaram para um serviço de teleatendimento. Revista da AMRIGS. 54(4):432-436. out-dez. Dear, R., Roberts, C. (2005). The valitation of the Holyoake Codependency Index. The Journal of Psychology, 66, 1-11.