09. ABORDAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS E SUAS FAMÍLIAS

ADRIANA SELENE ZANONATO. INSTITUTO DA FAMÍLIA DE PORTO ALEGRE, PORTO ALEGRE - RS - BRASIL.

No presente Curso pretende-se trabalhar a abordagem de crianças com algum tipo de transtorno de ansiedade ou do humor – depressão ou bipolaridade – e suas famílias. No modelo a ser apresentado, a criança é acessada através de diversos instrumentos específicos, que serão descritos e ilustrados, em sessões conjuntas com seus pais ou cuidadores. A autora procurará mostrar como pode ser enriquecedor para o trabalho terapêutico essa forma de entrada da terapia através da criança e de seu maravilhoso mundo lúdico e criativo. Com instrumentos adequados, a mente infantil pode ser acessada e vir a mostrar toda a sua riqueza, muitas vezes desconhecida pelos próprios familiares. O referencial que embasa essa forma de abordagem é um modelo integrado, onde alguns elementos da Terapia Cognitivo-Comportamental com crianças são associados a uma visão sistêmico-familiar. Utilizando relatos e vídeos de casos clínicos atendidos, a autora pretende mostrar seu modelo de trabalho de uma maneira muito mais prática do que teórica. Os exemplos clínicos poderão servir de motivação para que outros terapeutas possam se aventurar no interessante e rico universo da criança e seu contexto familiar. Os diferentes usos do instrumento denominado “baralho das emoções” é bem ilustrado em diversos casos, funcionando como um elemento de contato com os diversos sentimentos da criança, porta de entrada para seus ricos pensamentos e sua complexa percepção da realidade familiar e do mundo em geral. Aliás, co-construir histórias é também uma interessante forma de abordagem a essas crianças que sofrem com transtornos de ansiedade ou de humor. Através de alguns casos clínicos, a autora também mostrará como isso pode ser feito.