O trabalho relata a compreensão de como as relações familiares podem significar elementos constituintes de sentidos subjetivos da tricotilomania, do transtorno alimentar e do transtorno de ansiedade de três casos atendidos na clínica em psicoterapia familiar. No processo terapêutico e na construção do conhecimento destes casos, foram assumidas a Teoria da Subjetividade e a Abordagem Histórico-Cultural. Foi realizada a análise qualitativa de fragmentos das sessões que representaram elementos constituintes dos sentidos subjetivos. Utilizou-se a metodologia de análise construtivo-interpretativa para a construção das informações à respeito da constituição subjetiva de cada família. As sessões aconteceram em família e casal, conforme o caso. No caso da tricotilomania, a relação materna aparece como fator elementar no significado do “arrancar os cabelos”. Nos transtornos alimentar e ansioso, a relação conjugal revelou-se espaço importante na constituição do sentido do ”comer” e do “preocupar-se com tudo”. Conclui-se ressaltando que a compreensão da subjetividade humana representa um campo legítimo da investigação e prática psicológicas, já que ao explorar tal categoria é possível trazer à luz significados singulares, seu processo constituinte e a possibilidade de transformação de situações de sofrimento como os aqui apresentados. Referência bibliográfica: Auloos, G. (2003). A competência das famílias: Tempo, caos, processo. (J. Coelho, trad.) Lisboa: CLIMEPSI. Boszormenyi-Nagy, I. & Spark, G. M. (1983). Conceptos referidos al sistema de relaciones. Em: I. Boszormenyi-Nagy & G. M. Spark (orgs.). Lealtades invisibles (pp. 13-32). Buenos Aires: Amorrortu Editores. Bowen, M. (1985). Family therapy in clinical practice. Nova York, NY: Aronson. González Rey, F. L. (2002). Pesquisa qualitativa em psicologia caminhos e desafios. (M. A. F. Silva, trad.) São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning (Original Publicado em 2000). González Rey, F. L. (2003). Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning. González Rey, F. L. (2004b). Personalidade, saúde e modo de vida. (F. M. V. L. Silva, trad.). São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning (Original publicado em1993). Vygotsky, L. S. (1989a). A Formação Social da Mente. (J. C. Neto, L. S. M. Barreto e S. C. Afeche, trad.) São Paulo, SP: Martins Fontes. Vygotsky, L. S. (1989b). Fundamentos de Defectologia. Obras Completas. Ciudad de La Habana, Cuba. Editorial Pueblo Y Educacion, Vygotsky, L. S. (1996). Obras escogidas. Volume IV. Madrid: Aprendizage. Visor.