Introdução: Esta apresentação tem como objetivo compartilhar a experiência terapêutica no contexto de Ster, menina-moça-personagem dotada de grande potencial e diversas habilidades, diagnosticada com síndrome de Asperger. O contexto da família de Ster envolve um pai recém-falecido, uma mãe adicta, a avó “cruel” e uma nova e saudável família adotiva em construção. A reflexão incidirá sobre a transformação em curso de uma história real de vitimização, para uma nova realidade que pode dispensar a ficção. Alicerçadas no enfoque construcionista e nas abordagens colaborativas e narrativas, apostamos na legitimação das histórias, desenhos, personagens, super- heróis e na linguagem trazida por Ster, por meio dos quais podemos compartilhar de seu mundo de significados. Nessa interação, trabalhamos juntas em novas e preferidas narrativas, não só a respeito de sua história passada, como também da que está sendo construída, abrindo inúmeras possibilidades para seu futuro. Método: Conjugar teoria e práticas interativas por meio da modalidade workshop. Apresentar o caso clínico contendo o material produzido por Ster, dentro e fora do espaço terapêutico, pontuando com a atuação da dupla terapêutica – orientação teórica, reflexões, dúvidas, falhas e sucessos. Vivências com os participantes propondo exercícios relacionados ao caso e seu tratamento; reflexões sobre impactos, contradições, soluções; troca de contribuições teóricas e práticas, aproveitando a diversidade de profissionais presentes. Discussão: Como lidar com o poder do diagnóstico? Qual o limite da atuação terapêutica dentro do universo ficcional trazido pelo cliente? Como trabalhar dentro da linguagem singular do cliente e apresentar diferenças que construam pontes entre ele e o mundo à sua volta? Que pressupostos utilizar para cuidar dos tempos na relação de terapia? Como presentificar os muitos futuros possíveis, abrindo diferentes opções para o cliente retomar o caminho evolutivo? Referências Bibliográficas Osório, L.C., Valle, M.E.P, & cols (2009). Manual de Terapia Familiar. Porto Alegre: Zahar. Dias, F.B. (2009). A Mente do seu Filho. Rio de Janeiro: Agir Guanaes,C.(2006). A Construção da Mudança em Terapia de Grupo: um enfoque construcionista social. São Paulo: Vetor Gergen,K.J.;Gergen,M. (2010). Construcionismo Social: um convite ao diálogo. Rio de Janeiro: Instituto Noos Anderson, H. (2009). Conversação, Linguagem e Possibilidades: um enfoque pós moderno da terapia. São Paulo: Roca