No mundo atual, no qual a informação aumenta exponencialmente ano após ano, a Formação ao longo de toda a vida activa aparece como uma necessidade inevitável que deve manter-se. No entanto, especialmente na formação de pós-graduação, existem situações e circunstâncias que dificultam o seu acesso. A distância geográfica, a mobilidade, a organização do tempo, determinadas condições sociais ou humanas, são algumas delas. A formação à distância tratou de resolvê-las, libertando os alunos das condicionantes de espaço e tempo. Foi um avanço importante, mas trouxe consigo alguns problemas novos: é uma formação com baixa capacidade interactiva, que pode não responder com rapidez às dificuldades que surgem na aprendizagem, e que conduzem a uma sensação de isolamento e desamparo. Como resposta a esta dificuldade, a utilização de redes digitais supõe um avanço importante na formação à distância. O potencial de interactividade das comunicações digitais diminui de modo significativo a sensação de isolamento e possibilita uma resposta rápida às dúvidas e dificuldades do aluno. Estas novas tecnologias permitem-nos a possibilidade de partilhar uma experiência inédita de um curso à distância, via Internet, para a formação de especialistas em Intervenções Sistémicas e Terapeutas Familiares e de Casal. Por um lado, a coesão do grupo é reforçada pelos Fóruns de debate ou os chat, e a comunicação no interior do sistema educativo torna-se mais fácil. Por outro, a informação não se situa em lugares fixos aos quais é necessário deslocar-se para a encontrar. Agora é a informação que chega até aos utilizadores no lugar em que se encontrem. As bibliotecas, as salas de aula de formação, chegam até à nossa própria casa. Isto supõe uma revolução educativa à qual é necessário responder adaptando os programas de formação a um contexto multimédia e digital.