Resumo O presente projeto teve como objetivo refletir sobre a importância da intergeracionalidade para construção da história e sobre o papel da população idosa no contexto social. Participaram 08(oito) turmas em exercício de uma escola e 15 idosos. O projeto foi dividido em duas etapas: na primeira, foi realizada uma roda de conversa a fim de inquirir os alunos a cerca de suas expectativas e tratamentos oferecidos aos longevos. A partir das discussões, observou-se que os alunos não tinham conhecimento das brincadeiras do tempo de seus avós, como também, do tratamento oferecido pela sociedade aquela população. Ao final da discussão todos se mostraram sensibilizados e curiosos para se apropriar das brincadeiras vivenciadas pelos longevos. Na segunda etapa realizou-se o Café com a Avosidade, atividade que teve como eixo norteador, momentos de valorização da população idosa. Os alunos envolvidos no projeto, cantaram, dançaram, declamaram poesias, fizeram desenhos e ofereceram aos idosos. Conclui-se, que a população idosa é desejosa de atenção e inserção social, todavia ainda, são tímidas, as ações em prol do bem estar da avosidade, portanto, toda ação de valorização somará benefícios e troca geracional, o que pode contribuir para construção da memória social, para o reconhecimento e importância do idoso. REFERÊNCIAS Eiras, N. B. (2004). Reminiscências: três encontros com a intergeracionalidade. In: Corrêa, E.J.; Cunha, E.S.M.; Carvalho, A.M. (orgs). (Re)conhecer diferenças, construir resultados. Brasília: UNESCO. Martins, M. S; Massarollo, M. C. K. B. (2008). Mudanças na assistência ao idoso após promulgação do Estatuto do Idoso segundo profissionais de hospital geriátrico. Ver. Esc. Enferm. USP. Recuperado 13 fevereiro, 2011, de http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n1/04.pdf. Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística (IBGE). (2002). Perfil dos idosos responsáveis pelos domicílios no Brasil, 2000. Rio de Janeiro. Novaes, M.H. (2008). Paradoxos contemporâneos. Rio de janeiro: E-papers. Novaes, M.H. (org.) (2005). As gerações e suas lições de vida: aprender em tempo do viver. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio; São Paulo: Loyola.