04. A FAMÍLIA COMO BÚSSOLA MORAL: A PERCEPÇÃO DAS FAMÍLIAS, EM SITUAÇÃO DE POBREZA, SOBRE MORALIDADE, E PAPEL DOS PAIS NA ATUALIDADE

MARISOL LURDES SEIDL1; ALINE MARTINS GROTH2. 1.HORTA COMUNITÁRIA JOANNA DE ÂNGELIS, NOVO HAMBURGO - RS - BRASIL; 2.UNIVERSIDADE FEEVALE, NOVO HAMBURGO - RS - BRASIL.

Este artigo teve como objetivo conhecer a percepção das famílias que vivem em situação de pobreza sobre moralidade e papel dos pais na atualidade. Para tanto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 3 famílias previamente selecionadas, sendo uma nuclear e duas monoparentais. Para análise dos dados se utilizou a Análise de Conteúdos de Bardin (1977). As categorias encontradas foram o papel do cuidador, valores morais e papel da sociedade. Concluiu-se que as famílias pobres possuem uma bússola moral pertinente e crítica em relação aos seus valores geracionais herdados, aos valores sociais e à influência da mídia em suas vidas. São protetivos e buscam assegurar o melhor que podem para seus filhos, dando sentido a importância da família como referência para a construção da identidade de seus membros. Palavras chave: Família. Pobreza. Valores morais. Papel dos pais.