19. CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA FAMILIAR PARA A EDUCAÇÃO MÉDICA

SANDRA DE AZEVEDO PINHEIRO; ROSA MARIA STEFANINI DE MACEDO. PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA SÃO PAULO, SÃO PAULO - SP - BRASIL.

Tema:Outros Introdução. Teorias e práticas sistêmicas aplicadas com famílias e comunidades podem contribuir com a formação de diferentes profissionais de saúde, inclusive os médicos em geral e, particularmente, aqueles inseridos nas políticas públicas articuladas a Estratégia de Saúde da Família no Brasil. Para repensar possibilidades curriculares aplicáveis ao atual modelo oficial de ensino superior, objetivamos efetivar proposta de caráter pedagógico que inclui elementos teóricos e práticos, cognitivos, psicomotores e afetivos para serem incluídos em grade curricular da educação médica. Metodologia. A partir de um projeto de pós-doutoramento realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi realizada uma revisão bibliográfica de textos referentes a Ecologia do Desenvolvimento Humano; Fundamentos teóricos e metodológicos do pensamento sistêmico; Escolas de Terapia Familiar; Terapia Familiar Médica. Teoria da Resiliência e Terapia Comunitária Integrativa. Introdução progressiva de temas escolhidos e novas práticas de ensino em disciplinas curriculares obrigatórias e optativas, seguida de avaliação acadêmica e apreciação realizada pelas comunidades envolvidas nas práticas com crianças, adultos e idosos. Inclusão de estágios e aulas na Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O trabalho foi documentado em planos de ensino, material áudio-visual, relatórios, depoimentos e registros de consentimento livre e esclarecido. Pela resposta favorável do corpo discente e das comunidades participantes, ressalta-se a relevância da contribuição das teorias de Terapia de família para fazer parte da capacitação acadêmica de futuros médicos, tanto para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o trabalho comunitário efetivado nas instâncias de promoção da saúde quanto para a humanização da abordagem clínica realizada em especialidades voltadas para tratamento e reabilitação. Referências Bibliográficas BOWEN, M. (1993). Terapia Familiar na Prática Clínica. Porto Alegre: Artmed. BRONFENBRENNER, U.(1996).A Ecologia do Desenvolvimento Humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas. AUN, J.G.; VASCONCELLOS, M.J.E., & COELHO,S.V.(2006). Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais. Belo Horizonte: Ophicina de Arte e Prosa. FREIRE, P.(2007).Educação como prática da liberdade. São Paulo:Paz e Terra. GRANDESSO,M.(2006).Sobre a re-construção do significado. Uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo. MCDANIEL, S.H.; HEPWORTH, J., & DOHERTY, W. J.(1994).Terapia Familiar Médica. Um enfoque biopsicossocial às famílias com problemas de saúde. Porto Alegre: Artes Médicas. MORÉ, C.O.O.L., & MACEDO, R.M.S.(2006). A Psicologia na Comunidade: uma proposta de intervenção. São Paulo: Casa do psicólogo. NICHOLS, M.P., & SCHWARTZ, R.C.(2007). Terapia Familiar. Conceitos e Métodos. Porto Alegre: Artmed. WALSH, F. (2006). Fortalecendo a resiliência familiar. São Paulo: Roca.