22. DO CONHECIMENTO AO SABER: CONVERSAÇÕES SOBRE SUPERVISÃO, FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS FAMILIARES E PRÁTICAS COLABORATIVAS

LIZ VERÔNICA VERCILLO LUISI; CLAUDIA BEATRIZ BRUSCAGIN; MARIA LUIZA PISZESMAN. NUFAC/PUC-SP E INTERFACI, SÃO PAULO - SP - BRASIL.

Coordenadoras: Claudia Bruscagin, Liz Verônica Vercillo Luisi & Maria Luiza Meijome Piszesman. Os desafios contemporâneos de formação em terapia familiar dão conta da necessidade de novas e ampliadas lentes tanto no que se refere aos formadores, quanto aos alunos de terapia familiar. Estes, que são profissionais, muitas vezes experientes, vão em busca da formação especializada como ferramenta possível aos imensos dilemas da prática clínica. Os valores hierárquicos tradicionais da formação estão, portanto, desafiados a uma transformação por outros valores mais horizontais e igualitários (ROTH, S, 2007). E é nestes desafios que encontramos as práticas colaborativas como possibilidade organizadora de novas conversações e novas formas de linguagem à formação em terapia familiar. E é no contexto desse grande impasse que surge nossa necessidade de refletir de forma profunda sobre nossas práticas de supervisão clínica e transformá-las em prática colaborativa, construindo conjuntamente significado e compreensão com alunos e famílias. O objetivo deste workshop é compartilhar experiências de uma parceria bem sucedida entre alunos, formadores e famílias, relatar a formação em práticas colaborativas e desenvolver as práticas construídas com os participantes através de uma exposição teórica, exercícios reflexivos e dialógicos. ANDERSON, Harlene. Conversações, Linguagens e Possibilidades. São Paulo: Roca, 2010. __________, GOOLISHIAN, Harold. O Cliente é o especialista: Uma abordagem para a Terapia a partir do não saber. Nova Perspectiva Sistêmica, nº 27, p.66-81, Rio Janeiro: NOOS, 2007. ROTH, Sallyann, Da Teoria à Prática da Entrevista Colaborativa: Exercício e Exemplo Clínico de uma Entrevista Orientada pelo Entrevistado. Nova Perspectiva Sistêmica nº 29, p.51-62, Rio de Janeiro, NOOS,2007. AYORA, D.A., CHAVESTE, R.C & VADILLO, F. A. Prácticas socioconstruuccionsitas y colaborativas: Psicoterapia, Educación y Comunidad. Mérida, Yucatán: Unasletras, 2011. Palavras-Chave: socioconstricionismo, Conversações, Práticas Colaborativas, Terapia Familiar, Formação, Supervisão.