23. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FAMÍLIA E NA ESCOLA PARA A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA

PAULO EDISON DE QUEIROZ; MARIA LUIZA PUGLISI MUNHOZ. CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO, OSASCO - SP - BRASIL.

TRABALHO A SER APRESENTADO EM MESA REDONDA, COORDENADA POR PROFA.DRA. MARIA LUIZA PUGLISI MUNHOZ, DE TÍTULO: FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO: NOVAS CONTRIBUIÇÕES Resumo: Propondo uma discussão sobre a atuação da Família na função educativa, apresentamos uma experiência sobre a educação ambiental desenvolvida por pesquisadores que se preocupam com a sustentabilidade do planeta. É de conhecimento que o consumismo desenfreado das famílias brasileiras promovem o descarte exagerado de resíduos, causando o aumento excessivo do lixo, desencadeando desequilíbrio da cadeia ecológica que dificulta a recuperação da natureza. Tendo como objetivo conhecer a opinião dos pais e dos professores sobre a conscientização, proteção e defesa do meio ambiente, bem como o que fazem e como fazem para equalizar o uso dos recursos necessários para a sobrevivência, evitando o desperdício, foi aplicado um questionário para 20 professores e 20 pais de alunos da 7ª. série do ensino fundamental, na faixa etária entre 13 e 14 anos, de uma escola da rede pública, pertencente à camada média socio-econômica e intelectual, da região oeste de São Paulo Os dados obtidos foram processados a partir da Análise de Conteúdo, descrita por Franco ( 2007 ), permitindo-nos reconhecer que a escola e as famílias estão empenhadas em adotar mecanísmos de exclarecimento e conscientização para evitar o desperdício de água, o esgotamento das fontes energéticas e o excesso de lixo. As escolas utilizando textos, vídeos e palestras promovem reflexões sobre a criação de atividades voltadas para o futuro do planeta e os famíliares indicam que estão atentos à necessidade de reciclar lixos, de controlar dos desperdícios e diminuir o consumo exagerado. Confirmam serem influenciados pela divulgação da mídia e das palestras oferecidas pela escola, reforçando a importância da comunicação facilitadora entre esses sistemas educativos. Como acreditamos que para aprender é preciso poder transformar e se deixar transformar, segundo afirmações de Munhoz (2003) e tomando como base os conceitos teóricos de Fritjof Capra (1995), quando defende a responsabilidade dos seres humanos se amoldando em seu meio ambiente, concluímos que se cada membro da família vai se transformando e possibilitando que os outros se transformem, o aprender vai se tornando real e mais naturalmente assimilado. É quando ocorre a educação em diferentes contextos, entre eles a Educação Ambiental considerada de fundamental importância para as consequências futuras.