Os estilos parentais são considerados como um conjunto de práticas educativas dos pais dirigidas aos filhos. Estes influenciam os comportamentos, as atitudes e o processo de socialização de crianças e adolescentes, favorecendo ou prejudicando nas mais diversas áreas do desenvolvimento, sobretudo na escola. O estilo parental autoritário é caracterizado por baixa responsabilidade, aceitação e elevada exigência. Os pais usam o poder para exigir dos filhos certos comportamentos; são pouco atentos e sensíveis às necessidades destes. O estilo parental autoritativo é caracterizado por alta responsividade, aceitação e exigência. Os pais se comunicam bem com os filhos e estão dispostos a aceitar seus argumentos. O estilo permissivo é caracterizado por alta responsividade, aceitação e baixa exigência. Os pais se comunicam bem com os filhos e utilizam o diálogo para conseguir inibir comportamentos indesejáveis. O estilo negligente é caracterizado por baixa responsividade, aceitação e exigência. Os pais demonstram pouco afeto e quase nada exigem dos filhos, aparentando indiferença. Diante do exposto, a presente pesquisa tem por objetivo verificar a relação entre os estilos parentais (autoritativo, autoritário, negligente e permissivo) e as atitudes frente à escola. Participaram deste estudo 242 estudantes de escolas particulares (53,7%) e públicas (46,3%) da cidade de João Pessoa, PB. Destes, 38,5% faziam parte do ensino médio (2º ano), sendo que 23,1% e 38,4% cursavam o 7º e 9º anos, respectivamente. As idades variaram entre 11 e 20 anos. Os participantes responderam a um livreto contendo informações demográficas (sexo, idade, série e tipo de escola), a Escala de Atitudes Frente à Escola e o Questionário de Percepção dos Pais. A aplicação dos questionários foi realizada por pesquisadores previamente treinados, onde se procurou garantir a mínima interferência possível dos aplicadores. Em relação aos resultados, pode-se perceber que o estilo parental autoritativo se correlacionou diretamente e significativamente com as atitudes frente à escola (r = 0,28; p < 0,01); o estilo parental autoritário não se correlacionou significativamente com atitudes frente à escola (r = -0,10); o estilo parental permissivo se correlacionou diretamente e significativamente com atitudes frente à escola (r = 0,10; p < 0,05) e o estilo parental negligente se correlacionou inversamente com atitudes frente à escola (r = -0,30; p < 0,01). Conclui-se que os pais autoritativos apresentam atitudes positivas frente à escola, visto que estes direcionam as atividades de suas crianças de maneira racional e orientada, fazendo com que estas se sintam seguras em realizar tarefas por iniciativa própria. Palavras-chave: Atitudes frente à escola, estilos parentais, adolescentes. Referências Baumrind, D. (1991).The influence of paenting style on adolescent competence and substance use. Journal of Early Adolescence, 11(1), 56-95. Cecconello, A. M., De Antoni, C. & Koller, S. H. (2003). Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar. Psicologia em Estudo, 8 (num. esp.), 45-54. Maccoby, E. & Martin, J. (1983). So