46. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, ORIGEM DO ENCAMINHAMENTO E MOTIVO DA PROCURA DOS PACIENTES ENCAMINHADOS AO INSTITUTO DOMUS NO ANO DE 2011

MELINA CARVALHO TRINDADE; JULIANA PREDEBON; CLÁUDIA DEITOS GIONGO; NIRA LOPES ACQUAVIVA; FRANCIELLI GALLI; MORGAN GIL CARBONERA. DOMUS, PORTO ALEGRE - RS - BRASIL.

Este estudo apresenta um levantamento do perfil sociodemográfico, da origem do encaminhamento e do motivo da procura de famílias em vulnerabilidade e risco social encaminhadas ao Instituto DOMUS. O artigo foi construído por profissionais e estudantes que participam do grupo de estudos sobre vulnerabilidade social no Domus. A vivência no grupo nos levou a refletir sobre a aplicabilidade da terapia familiar neste grupo social considerando a incidência de abandonos da terapia. A população atendida nesta instituição é predominante de baixa renda, usuárias de políticas públicas. Utilizou-se uma metodologia retrospectiva documental, de consulta às fichas de triagens realizadas no DOMUS no período de janeiro à dezembro de 2011. A partir do levantamento realizado, pode-se constatar que das 42 famílias que receberam atendimento nesse período, 59,4% foram encaminhadas por serviços ligados a política de assistência social com indicação preponderante de terapia familiar, atendendo o que preconiza esta política de nortear qualquer acompanhamento pela eixo matricialidade. O motivo de procura de atendimento mais frequente foi a dificuldade de manejo com os filhos. Os autores discutem os dados problematizando quais recursos da terapia familiar são aplicáveis às especificidades das famílias de baixa renda.