55. SEMEANDO IDEIAS SISTÊMICAS A ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

CARLA TERESINHA CRAMER. CENTRO UNIVERSITÁRIO FAE, CURITIBA - PR - BRASIL.

TEMAS: A inserção e discussão de conceitos sistêmicos em disciplinas ao longo do curso de graduação em Psicologia. OBJETIVO: Os cursos de graduação em psicologia, em sua grande maioria, quando contemplam disciplinas voltadas ao agir sistêmico, oferecem para isso uma carga horária limitada, se pensarmos na grade do curso como um todo. Tendo tal realidade em mente, a autora pretende com a presente apresentação compartilhar a sua experiência como docente do curso de Graduação de Psicologia no Centro Universitário FAE em disciplinas tais como Psicologia, Ciência e Profissão; Técnicas de Observação, Estágio Supervisionado Básico em Técnicas de Observação e as articulações possíveis entre os objetivos das mesmas e os conceitos sistêmicos. Além disso, é possível oferecer aprofundamento de temáticas através de cursos de Extensão oferecidos na instituição. Observa-se que os alunos têm se beneficiado ao longo do curso na compreensão dos princípios sistêmicos e demonstrado marcante interesse em obter contínua capacitação neste tema. METODOLOGIA: Apresentação das disciplinas e das articulações possíveis e que são feitas pela autora. Apresentação dos cursos de extensão e dos temas abordados. REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Haley, J. (1998). Aprendendo e Ensinando Psicoterapia. Porto Alegre: Artmed. McGoldrick, M.; Carter, B.(1995). As mudanças no Ciclo de Vida Familiar: uma estrutura para a Terapia Familiar. Porto Alegre: Artes Médicas. Nichols, M. & Schwartz, R. (1998). Terapia Familiar: Conceitos e Métodos. Porto Alegre: Artmed. Wendt, N & Crepaldi, M.A. A Utilização do Genograma como Instrumento de Coleta de Dados na Pesquisa Qualitativa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21 (2), 302-310.