O objetivo deste curso é apresentar a Terapia Colaborativa como uma prática pós-moderna organizada pela conversação terapêutica construída numa parceria entre terapeuta e clientes, sejam eles uma pessoa, uma família ou comunidade. Fundada nas idéias Construcionistas Sociais, a Terapia Colaborativa faz do diálogo sua principal ferramenta para mudança terapêutica (ANDERSON, 2007a). Tendo o cliente como o especialista, o terapeuta colaborativo coloca-se como um parceiro conversacional que, como um “arquiteto do diálogo” (Anderson & Goolishian, 1988), constrói um contexto para uma conversação dialógica em torno de trocas colaborativas entre os participantes, das quais novos significados emergem. O processo terapêutico assim construido entre terapeutas e clientes, apóia-se no momento interativo que se desenvolve no contexto da terapia. Procurando deixar de lado suas pré-compreensões, o terapeuta parte daquilo que é dito em busca do ainda-não-dito, favorecendo novos conhecimentos, novas identidades com maior auto-agência e expertise, construindo futuros possíveis (Grandesso, 2009). Numa postura lateral e não hierárquica, o terapeuta procura sustentar e promover uma conversação respeitosa, abrindo espaço e dando as boas vindas para a incerteza e o inesperado, o todavia ainda-não-dito. Compreendida mais como uma instância filosófica ou uma attitude de vida, a terapia colaborativa é caracterizada por uma de suas principais representantes, Harlene Anderson como “[...] ‘uma forma de estar’ em relacionamento e conversação: uma forma de pensar com, de experimentar com, de estar em relação com, agir com e responder para com as pessoas, que encontramos em terapia (ANDERSON, 2007b, p. 43). A proposta do curso, do ponto de vista metodológico, envolve organizar a particpação dos presentes em torno de dois eixos: um teórico e outro vivencial. No teórico, a ser realizado no primeiro dia do curso, pretendo apresentar os fundamentos da Terapia Colaborativa e as sensibilidades norteadoras de sua prática. Ênfase especial sera dada às particularidades relação terapeuta-cliente no que se refere à escuta e processo de questionamento e ao diálogo como contexto para mudança. No que se refere à prática, prevista para o segundo dia do curso, a terapia colaborativa será demonstrada de forma prática, envolvendo a participação dos presentes. Palavras-chave: Terapia Colaborativa, diálogo, conversação terapêutica Referências Bibliográficas ANDERSON, H. Dialogue: people creating meaning with each other and finding ways to go on. In Anderson, H. & Gehart, D. (Ed.) Collaborative Therapy: Relationships and Conversations that Make a Difference.New York: Routledge, 2007a, p. 33-41. ANDERSON, H. The heart and spirit of collaborative therapy: the philosophical stance – “A way of being” in relationship and conversation. In Anderson, H. & Gehart, D. (Ed.) Collaborative Therapy: Relationships and Conversations that Make a Difference, New York: Routledge, 2007b, p. 43-59. ANDERSON, H. & GOOLISHIAN, H. Human systems as linguistic systems: preliminary and evolving ideas about the implications for clinical theory. Family Process: