62. VIAGEM AO HORIZONTE DA FRATRIA

SUELY PAULA BRITTO; MARA LUCIA LUCIA ROSSATO. UFRGS, PORTO ALEGRE - RS - BRASIL.

O fascínio de olhar o horizonte. Seja no campo, na praia, na serra, no mar, na metrópole, na sala de estar... Somos fisgados, hipnotizados. Olhe aqui! a sua volta! Não, não preciso sugerir! Você já fez isso. É quase uma necessidade pra gente conseguir se situar. “A dimensão horizontal sempre simbolizou o mundo das aparências, do concreto, do terra-à-terra, o nível humano, as relações inter-humanas e pessoais. A relação vertical simboliza, ao contrário, o mundo do invisível e do abstrato (...) O horizontal e o vertical veiculam temporalidades completamente diferentes.”(Fourez, Bernard 2000 p.4) Mesmo que, a força (ou competência) das raízes de uma árvore seja o que garante sua existência, sempre voltamos os olhos ao nível do horizonte para apreciarmos seus frutos. E, afinal, são os frutos que nos informam sobre as raízes. São os frutos que confirmam uma certa tonalidade, um determinado sabor – a continuidade daquele “tipo”. O relacionamento entre irmãos talvez seja o começo da socialização de uma criança, sendo de muita importância para o desenvolvimento de habilidades sociais e relacionais na vida adulta. É na intimidade do ambiente familiar, entre irmãos, que se tem a oportunidade de experimentar sentimentos e atitudes que influenciarão na forma como vai se estabelecer o padrão interacional em ambientes que serão freqüentados no futuro. Fazem parte do desenvolvimento normal, no cliclo de vida familiar, os conflitos entre irmãos, gerando uma ampla diversidade de emoções que passam desde a raiva, ciúmes e inveja, até carinho, admiração e amor. Este exercício – lidar com os conflitos – contribui para o aprendizado da relação entre iguais (relação horizontal). O presente workshop vai trabalhar a especificidade desta relação discutindo aspectos como o lugar que cada um ocupa na família (mais velho, do meio, caçula, único, adotivo, meio irmão ...) e também a percepção de quem tem um irmão com problemática específica (deficiência, dependência química, homossexualidade, doença terminal ... ) Os particiantes serão divididos em grupos para debaterem diferentes aspectos desta temática e posterior explanação. Bibliografia: Bernard, K.E. & Erickson, M.L. (1978). Como educar crianças com problemas de desenvolvimento. Porto Alegre: Globo Britto, N. (2002). Rivalidade fraterna. São Paulo: Agora Carte, B. & McGoldrick, M. (2001). Mudanças no ciclo de vida familiar. Porto Alegre: Artmed Jesper, J. (2009). Criando uma família competente. São Paulo: Novo século Mayrink, J.M. (1986). Anjos de Barro. São Paulo: EMW Powell,T.H. & Ogle, P.A. (1992) . Irmãos Especiais. São Paulo: Maltese Tilmans-Ostin, E. & Fourez, M.M. (2000). Belo Horizonte: Artesã Wright, B.R. (1988). Minha irmã é diferente. São Paulo: Ática