MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ABRATEF

Sejam bem-vindos ao nosso XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar!

O XI Congresso está sendo preparado para receber seus convidados com muita alegria: é tempo de comemorar o vigésimo ano de existência da ABRATEF.

Nós, associados da ABRATEF, estamos felizes em receber em nossa residência de 2014 todos os interessados em trabalhar e refletir sobre a Família brasileira com seus desafios, dificuldades e atualidades. Terapeutas de Família que somos, sabemos da importância de nosso grande evento confraternizador que abre espaço a todos os interessados em conhecer um pouco de nossa prática, de nossos pensamentos e de nossa busca incessante de superar os desafios atuais.

“Família e Terapia Familiar: Expandindo Horizontes” nomeia o encontro desta vez. Por acreditar que a nutrição do espírito transdisciplinar nos engrandece e contribui para que, em nosso trabalho, as famílias possam receber mais com cada encontro, neste Congresso, estamos interessados em trocar conhecimento com as diversas áreas do saber para podermos, de forma integrada e complementar, dialogar a partir da complexidade que apenas com a colaboração dos diversos núcleos de conhecimento é possível atingir. Nossos saberes têm sede de fertilização recíproca.

Os eixos temáticos foram escolhidos cuidadosamente pela Comissão Organizadora buscando ativamente criar espaços para os terapeutas e interessados em família mostrarem os trabalhos que vêm realizando e poderem, juntos, refletir e dialogar sobre os valores, a ética, as demandas atuais e a importância das redes sociais no trabalho com famílias. Estamos alertas para a necessidade da assimilação dos rumos seguidos, recentemente, nos contextos relacionados à politica e à tecnologia em que as famílias estão inseridas: horizontalização do poder, acessibilidade à informação, rapidez na comunicação, plasticidade das relações de acordo com os novos hábito s, oportunidades de subsistência e desafios para a educação. Queremos dar espaço, também, à eterna arte, com sua capacidade de expressar nossas vidas: um instrumento revelador, especular e expansor de nossas almas.

Sendo bastante otimistas, a tentativa de fazer de nosso momento bienal um lugar fértil que vá de encontro aos interesses da sociedade atual, poderia nos aproximar do desejo de potencializarmos a renovação do planeta, a manutenção da vida e a prosperidade dos sucessores do mundo.

Temos a expectativa de que cada um trará sua experiência para somar ao saber coletivo e ao afeto que nos mantém unidos e que contribuiu para a fundação da ABRATEF em 1994. Que este afeto esteja presente em suas formas atuais e nos permita reconhecer nossa legitimidade de trabalhadores para um mundo melhor.

Sintam-se à vontade para desfrutar de nossa hospitalidade e tornar mais proveitosas as trocas teóricas. Que o prazer do encontro esteja presente em nossa grande festa!

Com muito carinho, esperamos vocês em São Paulo, em 2014.

Marcos Naime Pontes
Presidente da ABRATEF