NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


PASSOS A SEREM SEGUIDOS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

Os trabalhos apresentados devem ser desenvolvidos de acordo com o tema e os eixos propostos.
Todas as modalidades de trabalhos apresentados deverão ter pelo menos um autor inscrito no Congresso; o mesmo será o apresentador.

1. Inscrição no XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar e pagamento da primeira parcela.
2. Inscrição para a atividade científica, indicando a modalidade e o eixo temático escolhido.

EIXOS TEMÁTICOS:

  1. Globalização e tecnologia – expressões culturais e valores da família.
  2. Reflexões paradigmáticas, epistemológicas e éticas no trabalho com famílias.
  3. Formação do Terapeuta Familiar: demandas atuais, tendências e implicações teóricas.
  4. Instituição, comunidade e formação de redes.

3 – Resumo: redigido de acordo com o estipulado em cada modalidade de atividade.

4- Cada congressista poderá enviar para apreciação até 2 trabalhos como autor principal e 1 pôster. Não há limite para co-autoria.

5- O resumo de seu trabalho deve conter até 350 palavras, não incluindo titulo e autoria.

6-A Comissão Científica enviará correspondência eletrônica de aceitação dos trabalhos, com as normas específicas para a apresentação.

7-A Comissão Científica poderá alterar a modalidade de apresentação escolhida pelo(s) autor(res), comunicando previamente ao relator.
8 - Os resumos dos trabalhos aceitos estarão automaticamente disponíveis para a publicação nos anais do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar.

9 - A inscrição dos autores dos trabalhos no XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar não garante a aceitação dos trabalhos enviados para seleção.

Critérios de aceitação dos trabalhos: 

O processo de seleção das atividades a serem realizadas basear-se-á em: preenchimento de critério científico, preenchimento dos pré-requisitos constantes deste regulamento, qualidade, conteúdo referido à temática do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, número e tamanho das salas disponíveis em cada horário.

Modalidades de apresentação de trabalhos e especificações dos itens a serem incluídos nos resumos de cada modalidade:

Cursos Intensivos. 1-Cursos de introdução a teorias e práticas do trabalho com famílias apresentando articulação entre a teoria e a prática, com carga horária de 6 horas. Devem ser ministrados por pelo menos um terapeuta familiar  sócio titular da ABRATEF. A proposta do curso deve conter: título, nome do(s) proponente(s), conteúdo programático, objetivos, metodologia, bibliografia utilizada e equipamentos necessários.  2-Cursos sobre temas específicos relacionados aos eixos do congresso. A proposta do curso deve conter: título, nome do(s)  proponente(s), conteúdo programático, objetivos, metodologia, bibliografia utilizada e equipamentos necessários.

Cursos durante o Congresso: cursos ministrados por terapeutas familiares e profissionais de áreas afins, contemplando os eixos temáticos do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar com carga horária de 3 horas, distribuídas em 2 períodos. A proposta do curso deverá conter: título, nome do(s) proponente(s), conteúdo programático, objetivos, bibliografia utilizada e equipamentos necessários.

Oficinas: atividades práticas relacionadas com os eixos temáticos do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, com duração de 1.30h. O resumo deverá conter: título, nome do(s) proponente(s), objetivo, justificativa, formato de apresentação e material a ser utilizado.
Haverá inscrições prévias para cursos e oficinas que serão encerradas ao atingir o número máximo de participantes, que não deverá ser inferior a 40.

1 - Mesas redondas: formadas por 3 profissionais de diferentes regionais com trabalhos que se complementem ou sejam similares. Essas mesas poderão ser formadas por convites gerados entre os congressistas ou organizadas pela Comissão Cientifica a partir das afinidades entre os resumos recebidos. Cada expositor terá 20 minutos para apresentar seu trabalho e, em seguida haverá diálogo com os participantes, mediado pelo/a coordenador/a. O resumo deverá conter: título e nome do autor, apresentação das premissas teóricas do trabalho, descrição da prática realizada, reflexões, resultados (quando for o caso), considerações finais, equipamentos necessários para apresentação.  

2 - Mesas Representativas das Regionais: Mesas que apresentam as características do campo da Terapia Familiar em que são realizadas as práticas clínicas ou comunitárias a serem apresentadas. A mesa será constituída por 3 apresentadores e um/a coordenador/a, que  deverão se organizar e enviar sua proposta em conjunto para a Comissão Científica. Cada expositor terá 20 minutos para apresentar seu trabalho e em seguida haverá diálogo com os participantes, mediado pelo/a coordenador/a com duração de 30 minutos. O resumo deverá conter: título, nome do(s) autor(es), descrição das premissas teóricas do trabalho, descrição da prática realizada, reflexões, resultados (quando for o caso), considerações finais, equipamentos necessários para apresentação. 

Sessões de Relatos de Experiências: relatos de experiência profissional segundo os eixos temáticos do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. Essas sessões serão compostas por 3 relatos de experiências de autoria individual, grupal e ou institucional, de caráter público ou privado, com duração de 20 minutos cada e 30 minutos para diálogo dos apresentadores com a plateia, mediado pelo/a coordenador/a da sessão, totalizando 1 hora e 30 minutos. O resumo deverá conter: título, nome do autor, objetivos, equipamentos necessários para a apresentação.

Sessões de Comunicação de pesquisa: apresentação de pesquisas pertinentes aos eixos temáticos do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar e seus desdobramentos em diferentes áreas do conhecimento. Essas sessões serão compostas por 3 comunicações orais de 20 minutos cada uma e 30 minutos para a discussão dos trabalhos, mediadas pelo/a coordenador/a da sessão, totalizando 1 hora e 30 minutos. O resumo deverá conter: título, nome do(s) autor(es), objetivos, método, resultados e equipamentos necessários para apresentação. Serão aceitas para essa modalidade pesquisas já finalizadas ou em fase de elaboração com  resultados parciais. As pesquisas poderão ser de autoria individual, grupal e ou institucional, de caráter público ou privado.

Sessões interativas de pôster: apresentação de projetos, relatos de experiência profissional e pesquisas com famílias em diversos contextos. A apresentação será visual, disponibilizada em local onde possa ser realizado um agrupamento de pôsteres, divididos por temas que se inter-relacionem ou complementem. Haverá horários determinados para o autor dialogar com os interessados. Após a atividade com hora marcada, o pôster permanecerá exposto em local de passagem dos congressistas. Os pôsteres terão as seguintes dimensões: 120 cm de altura por 90 cm de largura e deverão ser afixados pelos autores. O resumo deverá conter:  título, nome do(s) autor(es), descrição do trabalho e resultados. Sugere-se que os autores disponibilizem uma quantidade de material impresso com o resumo de seu trabalho a ser distribuído aos interessados. Haverá premiação para os 3 melhores pôsteres.

NOTA DA COMISSÃO CIENTÍFICA:

Neste XI Congresso de Terapia Familiar da ABRATEF, temos uma novidade para você:
Você pode contar com a colaboração e orientação da comissão científica para

  • definir o eixo no qual deve se inserir o seu trabalho;
  • escolher a modalidade científica;
  • ou, ainda, tirar alguma dúvida referente à confecção de seu resumo.

Por favor, se desejar contar com a interlocução  da comissão científica, inscreva seu resumo com antecedência, pois a versão final de seu resumo precisa ser enviada até a data limite de envio, ou seja, dia 31 de março.

Lembramos que, para fazer a inscrição de trabalhos é necessário estar inscrito no congresso.
Aproveite e faça já sua inscrição clicando aqui e aproveite os descontos e condições de parcelamento!