
Carlos Sluzki – USA | Dora Schnitman – Argentina | Marcelo Ceberio – Argentina | Roberto Tercero – Espanha
CURSOS PRÉ CONGRESSO – DIA 08/06/2016
ATENÇÃO!
Inscrições abertas para os cursos pré congressos com os Palestrantes Internacionais:
R$ 90,00 (noventa reais)
Para se inscrever basta efetuar o depósito do valor na conta da ABRATEF (indicada abaixo) e enviar o nome completo, nome do curso ou Palestrante Internacional escolhido e o comprovante de depósito digitalizado para o email:
congresso2016@abratef.org.br
Banco Itaú (341) – Ag. 0328 – C/C 09475-0
Favorecido: ABRATEF – CNPJ: 01.981.243/0001-10
Os cursos serão simultâneos então cada participante somente poderá se inscrever
em 01 curso pré-congresso com duração de 4h (das 8h30 às 12h30) – Dia 08/06/2016.
As vagas são limitadas, aproveite e inscreva-se!
Carlos Sluzki (USA)
Professor de Psiquiatria Clínica e Ciências do Comportamento na George Washington University School of Medicine and Health Sciences; Professor Emeritus do Departmento de Saúde Global e Comunitária na George Mason University. Possui mais de 200 publicações e 17 livros na área de saúde mental, políticas públicas, redes sociais, terapia de família e direitos humanos em diversas línguas.
CURSO: “Famílias em Terapia e seus Fantasmas”
As famílias que nos consultam costumam trazer consigo acompanhantes invisíveis, que aparecem como alucinações, presenças virtuais, sonhos e pesadelos persistentes, ou personagens evitados no discurso. O desvendá-los e torná-los presentes rompe proibições, mandatos e bloqueios, e abre novas portas ao processo terapêutico.
O Dr. Sluzki introduzirá uma variedade de exemplos clínicos e explorará as lentes que guiaram seu trabalho e seus efeitos transformativos, com ativa participação do auditório.
(Este curso está baseado no último libro que foi editado em español, inglês e francês).
Roberto Pereira Tercero (Espanha)
Médico Psiquiatra, Consultor Senior y Chefe da Unidad de Salud Mental de Santurce de Osakidetza-Servicio Vasco de Salud.
Diretor da Escuela Vasco Navarra de Terapia Familiar
Presidente de Relates, Red Española y Latinoamericana de Escuelas Sistémicas
Vicepresidente de Sevifip, Sociedad Española para el estudio de la Violencia Filio-Parental.
Acreditado como Psicoterapeuta de Família e Casal e como Supervisor Docente pela Federación Española de Asociaciones de Psicoterapeutas (FEAP: www.feap.es ) e pela Federación Española de Asociaciones de Terapia Familiar (FEATF: www.featf.org ).
Diretor de “Redes”, Revista de Psicoterapia Relacional e Intervenciones Sociales, Diretor da coleção “Terapia Familiar Iberoamericana” da Editorial Morata. Entre suas publicações: “Psicoterapia de la Violencia Filio Parental” (2011), Madrid: Morata. “Adolescentes en el siglo XX: entre impotencia, resiliencia y poder”; (2011), Madrid: Morata.
CURSO: “Por que não se separam? A perda da confiança na relação de casal’
A relação de casal está baseada na confiança. Como em qualquer relação íntima, os que participam nela, se “desnudam” frente ao outro, com a confiança de que não irá aproveitar essa debilidade para lhe provocar danos. No momento em que esta confiança é traída, torna-se difícil que a relação se recupere. Em muitas ocasiões leva à separação: a infidelidade é a principal causa de divórcio. Porém, há distintos tipos de infidelidades, de “traição à confiança”, que nem sempre levam à dissolução do vínculo. A “infidelidade” com os filhos, ou com os pais, são formas insidiosas de “traição à confiança”, que não levam facilmente ao divórcio. A “traição” com os pais é especialmente complicada, levando, frequentemente, esses casais “em conflito crônico”, a um conflito duradouro, que apesar do sofrimento que produz sua relação, são incapazes de separar-se. O curso analisará, apoiando-se nos fragmentos da Ópera Aida, o início desta deslealdade, e descreverá o tipo de relação que se estabelece, e uma hipótese acerca da impossibilidade destes casais para separar-se.
Dora Fried Schnitman (Argentina)
Ph.D., Dirigiu e participou em diversos programas de pós-graduação da Universidad de Buenos Aires (1994-2010). Professora do Programa de Doutorado de Taos-Tilburg, USA-Holanda.
Fundadora e diretora da Fundación Interfas, Buenos Aires, onde tem organizado e dirigido mais de 300 cursos com docentes locais e internacionais. É docente no Mental Research Institute e na Divisão de Medicina Familiar e Comunitária, Faculdade de Medicina, Universidade de Califórnia em São Francisco. É consultora internacional, terapeuta e formadora de centenas de profissionais de diversas disciplinas de numerosos países de América Latina, Europa e Estados Unidos.
Dirige com Kenneth Gergen a Rede de Trabalho para Diálogos Produtivos que promove a colaboração de profissionais e acadêmicos de quinze países, www.dialogosproductivos.net
Formulou um modelo generativo extensamente difundido na Iberoamérica, dirigido a melhorar a qualidade dos recursos disponíveis para as pessoas e incrementar a criatividade pessoal e social, favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências para sustentar melhores diálogos e coordenações, e também para enfrentar desafios, conflitos e crises promovendo transformações subjetivas e relacionais. Seu trabalho se centra nos novos paradigmas, incluindo práticas inovadoras em psicoterapia, educação, gestão de conflitos, desenvolvimento organizacional e comunitário, e epistemologia.
Suas contribuições são extensamente utilizadas por profissionais de diferentes disciplinas.
Editora de Nuevos Paradigmas, Cultura y Subjetividad (Paidós, 1994. WorldShare Books, 2014: http://www.taosinstitute.net/nuevos-paradigmas-cultura-y-subjectividad).
Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade (Artes Médicas, 1996. WorldShare Books, 2014: http://www.taosinstitute.net/novos-paradigmas-cultura-e-subjetividade).
Nuevos Paradigmas en la Resolución de Conflictos: Perspectivas y Prácticas (Granica, 2000).
Co-editora de Novos Paradigmas en Mediaçâo (Artmed, 1999. WorldShare Books, 2014: http://www.taosinstitute.net/novos-paradigmas-em-medicao).
Resolución de Conflictos. Nuevos Diseños, Nuevos Contextos (Granica, 2000). New Paradigms, Culture and Subjectivity (Hampton Press, 2002. WorldShare Books, 2014: http://www.taosinstitute.net/new-paradigms-culture-and-subjectivity. Tem publicado mais de cento trinta artigos e capítulos de livros em cinco idiomas em América Latina, Europa, Estados Unidos e Japão.
Página web: www.dorafried.com
CURSO: “Reflexões e Recursos para Trabalhar com Casais”
No curso serão apresentados os novos desenvolvimentos ou modelo generativo para o trabalho com casais que se encontram em dificuldades de diversos tipos. Esta apresentação incluirá conceitos centrais do modelo e ferramentas básicas. Os recursos que serão apresentados podem ser utilizados em terapia, resolução de conflitos, processos grupais com casais e como metodologias de autoajuda. Permitem trabalhar conflitos, desafios, impasses e outras possibilidades com as quais os casais se deparam.
Conteúdos:
- Posição e recursos do operador e/ou do terapeuta em processos com casais.
- Princípios epistemológicos e teóricos, processos práticos.
- Conceitos centrais de um processo generativo.
- Recursos generativos e apreciativos para o trabalho com casais que incluem indagar sobre recursos, descobrir, sonhar, projetar planos ou destinos, aprender a escutar de maneira inclusiva, co-participativa e generativa em uma relação sujeito-sujeito, tanto entre os consultantes entre si como com o profissional.
- Como passar do conflito a um posicionamento generativo e transformativo.
- O amor concebido como sujeito-objeto e como sujeito-sujeito. Trabalho com o corpo: sensorializar, reconhecer emoções, focalizar-se nelas, verbalizá-las etc.
Metodologia:
- A metodologia inclui a apresentação da perspectiva, reflexão e trabalho grupal.
Marcelo Rodríguez Ceberio (Argentina)
Psicólogo, Terapeuta individual, grupal, família e casal. Professor em várias Universidades, tais como Universidade Kennedy em Buenos Aires, Argentina; Universidad del Salvador; Universidad Católica de Santa Fé; Universidad del Aconcagua, Mendoza; Univ. Autónoma, Barcelona, Espanha. Centro de Terapia Relacional de Málaga, Málaga, Espanha. Escuela Vasca Navarra de Terapia familiar, Bilbao, Espanha.
Professor de Mental Research Institute, de Palo Alto, USA e representante para América do Sul.
Professor titular e coordenador da pós-graduação em terapia sistêmica na Escuela Sistémica Argentina.
Atualmente estuda a ética e a responsabilidade na psicoterapia, e a pessoa do terapeuta como ferramenta de intervenção clínica.
Também atua em diversas áreas com incontáveis publicações em diversos idiomas.
É membro promotor e fundador de RELATES (Red española y latinoamericana de escuelas sistémicas).
Membro da Diretoria de SAPINE (Sociedad Argentina de Psicoinmunoneuroendocrinología).
CURSO: “AFRODITE e EROS – Cérebro Feminino e Masculino: Cérebro de Casal”
As investigações em Neurociências nos últimos 15 anos têm desenvolvido (mas também complementado) novas teorias acerca do ser humano. Os avanços sobre a ciência do cérebro, entre outros achados têm lançado luz sobre as características dos cérebros masculino e feminino, como também a incidência dos hormônios e neurotransmissores nos comportamentos de ambos sexos.
A neurociência social é uma nova disciplina que surge da combinação entre a investigação em psicologia social e as neurociências cognitivas. O objetivo é o estudo das bases biológicas (imunes, endócrinas, neuronais) da cognição e as condutas sociais. Combina as ferramentas mais avançadas da neurociência cognitiva como as técnicas de registro da atividade cerebral (como imagen por ressonância magnética funcional (IRMF), a tomografia por emissão de pósitrons (TEP), la eletroencefalografia (EEG) e a magnetoencefalografia (MEG) e a neuropsicologia, junto com a investigação em ciências cognitivas e em ciências sociais como a psicologia social, a economia e as ciências políticas.
Esta especialidade das neurociências possibilita avançar sobre territórios interacionais de casal, familiares e sociais, integrando conceitos biológicos no território das relações.
Entender profundamente as distinções complementares entre cérebros masculino e feminino, permite ao terapeuta de família e casal ampliar sua visão e desestruturar a dicotomia cartesiana que faz com que nossas hipóteses dissociem em território do biológico e do psicológico.