Lilian Rodrigues Tostes e Eduardo Guimarães

Lilian Rodrigues Tostes  e Eduardo Guimarães

DIÁLOGOS INTERATIVOS: “Famílias e atendimentos de urgência e catastrofes"
Lilian Rodrigues Tostes
Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Psicodramatista, Terapeuta Credenciada EMDR e Terapeuta de Família, Membro da Equipe do PAHP – Programa de Ajuda Humanitária Psicológica.
Dir. Delphos Espaço Psicossocial/RJ e Espaço Psi de Desenvolvimento/Niterói.

Título da Palestra: “Intervenção familiar em catástrofes naturais e em violência urbana através do protocolo gripal interativo com EMDR - M.G.I..”

RESUMO:
A destruição provocada pelas tragédias naturais, vai muito além da deterioração física das cidades. Está ligada aos impactos pelas perdas de vidas humanas, da coesão social e do funcionamento comum das famílias e comunidades. Os sofrimentos causados podem produzir rupturas temporais do equilíbrio psiconeurobiológico, que pode levar às disfuncionalidades a curto, médio e longo prazos.
A INTERVENÇÃO FAMILAIR em tais situações busca a estabilização do funcionamento psicológico básico, a minimização dos sistemas das crises psicológicas, o retorno das pessoas a funcionamentos emocionais adaptativos e a facilitação delas para acesso aos cuidados necessários. A possibilidade dos membros da família poderem falar e ouvir sobre como sentiram, pensaram e estão lidando com a tragédia ocorrida em suas vidas, viabiliza novas possibilidades de interação e de ajuda mútua entre eles.
Pesquisas na literatura especializada mostram como a INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA CRISE DOS DESASTRES reduz a necessidade de serviços psicológicos para problemas posteriores mais graves, como TEPT, alcoolismo, drogas, violência, pânicos, depressões, lutos patológicos, e custos com farmacoterapias e hospitalizações pós- desastres. Além de colaborar com a resiliência dos sobreviventes para o resgate e a esperança da reconstrução de suas vidas.
Nosso objetivo é apresentar como podemos ajudar as famílias através do PROTOCOLO GRUPAL E INTEGRATIVO COM EMDR, criado a partir das tragédias de sul do México, em 1997, por Lucina Artigas e Ignácio Jarero.

Eduardo Guimarães
Doutorando em Psicologia PUCRS;
Mestre em Cognição Humana PUCRS;
Sócio-fundador do InTCC (Institudo de Terapias Cognitivo-comportamentais - Porto Alegre);
Colaborador no NEPTE (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse);
Professor de Terapias Cognitivo-comportamentais.

Título da Palestra: "Primeiros Socorros Psicológicos: teoria e prática”

RESUMO:
Tópicos da palestra:
Trauma e estresse
Fatores de risco
Procolos de intervenções
Transtorno em estresse pós-traumático
Crescimento pós-traumático