Patrícia Scheeren e Angélica Neumann

Patrícia Scheeren e Angélica Neumann

CURSO:"Viver a Dois: Um Programa Psicoeducativo para Casais."
Patrícia Scheeren
Psicóloga. Terapeuta de Família e Casal.
Mestre em Psicocriminologia e Vitimologia pela Université Pierre Mendès-France (UPMF - França).
Doutoranda (Bolsista CAPES) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com estágio de doutorado sanduíche no Marriage and Family Therapy Program na University of Nebraska-Lincoln (UNL - Estados Unidos).
Integrante do Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares.

Angélica Paula Neumann
Psicóloga. Mestre (Bolsista CNPq) e Doutoranda (Bolsista CAPES) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Integrante do Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares.

RESUMO:
O curso "Viver a dois: Um programa psicoeducativo para casais" apresentará uma tecnologia social para o trabalho com casais, em uma perspectiva da prevenção e promoção de saúde, além de estratégias clinicas de intervenção.
O programa Viver a dois: Compartilhando esse desafio é formado por seis oficinas psicoeducativas, aplicadas a grupos de casais. Serão apresentadas variações das técnicas utilizadas nas oficinas para o atendimento clínico com um único casal.
O principal objetivo desta intervenção é a ampliação do repertório de estratégias de resolução dos conflitos conjugais.
Os temas abordados serão: o resgate da história do casal, mitos conjugais, controle emocional, sexualidade e lazer a dois.
O programa e as técnicas que o compõem também trazem subsídios para os terapeutas trabalharem com os casais o reconhecimento de seu padrão de funcionamento frente aos conflitos.