Marilene Krom

Marilene Krom

CURSO:"O uso dos rituais curativos nas profecias e estigmas familiares segundo a ótica mítica"
Psicoterapeuta, Mestre e Doutora em Psicologia clínica pela PUC- SP, atualmente atende casais, famílias e pessoas individualmente.
É membro da Associação Paulista de Terapia Familiar, foi docente atuante da UNESP, coordenadora da Clínica da UNIP durante muitos anos e prof. convidada Curso de Especialização em Psicologia Clínica na USP.
Centrinho da USP. Trabalha como consultora e organizadora de projetos de atendimento à criança ao adolescente e família.
Desenvolveu em seus atendimentos e estudos científicos uma maneira de identificar e trabalhar com os conteúdos da vida interna familiar uma Leitura Evolutiva e Instrumental Mítica que mostra em seus livros e apresenta em muitos trabalhos científicos publicados.
Ministra cursos em todo o Brasil divulgando seu trabalho.
Em grupos de Workshops atua preventivamente e psicoterapeuticamente com os Mitos Familiares e com os conteúdos que atravessam Gerações em uma família.

RESUMO: O curso tem o objetivo de apresentar uma Leitura Evolutiva e Instrumental Mítica, que focaliza o mito em sua complexa construção de realidades, norteador das concepções e do sentido dado à vida pelas pessoas.
Esta leitura com a qual trabalho permite acompanhar as famílias, através de suas histórias trigeracionais e fornece instrumentos importantes para o seu uso em terapia.
Ao diferenciar os diversos mitos presentes na família identifico nos mitos nocivos e desorganizadores a presença das profecias e estigmas familiares.
A partir do uso dos rituais terapêuticos na terapia familiar, sugiro os rituais curativos num trabalho, com enfoque preventivo e terapêutico utilizando para a construção desses rituais os quatro elementos da natureza, que são essenciais para a vida e a sobrevivência do ser humano: água, terra, fogo e ar.
Finalmente proponho uma vivência que possibilita entrar em contato com a sintonia que temos, com um dos quatro elementos propostos para a construção dos rituais.