Moises Groisman

Moises Groisman

CURSO:"Terapia Familiar Sistêmica Breve: Do Indíviduo ao Casal"
75 anos, é médico-psiquiatra formado em 1964, psicanalista em 1978, e terapeuta familiar em 1983, tendo feito especialização no Istituto di Terapia Familiare (Roma). É um dos pioneiros da terapia familiar no Brasil, sendo o fundador e o diretor da Núcleo-Pesquisas (1985), onde criou o modelo sistêmico-vivencial de terapia familiar breve e o Teatro Familiar. Idealizou e coordena desde 1991 , anualmente, os Simpósios de Terapia Familiar Sistêmica do RJ e os Encontros Regionais da Família. Autor e co-autor de “Adolescência e Saúde Mental” ;“Família, Trama e Terapia”; “Histórias Dramáticas”; “Família é Deus”; “Além do Paraíso”(org.) ; “O Código da Família”; “Crime no Congresso”; “Carta a um Jovem Terapeuta”; “A Arte de Perdoar” ; “ Minha Família e Meu Dinheiro”(org.); e “Terapia Familiar Breve na Infância e na Adolescência”. Autor do argumento e co-roteirista do filme “Trama Familiar”. Produz e edita vídeos científicos.

RESUMO:
Apresentarei nesse curso a fundamentação teórica sistêmica, inspirada nas ideias de Murray Bowen, e como a utilizo na avaliação clinica de portadores de uma sintomatologia ou patologia psiquiátrica.
Na medida em que o sintoma ou a patologia, em uma criança, adolescente ou cônjuge, é entendido como uma manifestação de uma crise conjugal propõe-se uma terapia sistêmica de casal breve, segundo o modelo sistêmico –vivencial (Groisman, Lobo , Cavour, 1996, 2000, 2006; Groisman, 2013). Exporei em linhas gerais os pilares desse modelo e como utilizo, no processo terapêutico, as respectivas famílias de origem e os filhos.
O curso se encerrará com a apresentação de um vídeo: “A Vassoura”, onde a audiência poderá apreciar, na prática, a teoria que foi exposta.
Material necessário: computador, vídeo -projetor e tela de projeção.