Monica Lobo e Olívia Fürst

Monica Lobo e Olívia Fürst

CURSO: "Intervenções em diferentes contextos"
Monica de Vicq Lobo

Psicóloga, psicopedagoga, terapeuta de família e casal.
Membro da Núcleo-Pesquisas; Coordenadora do Setor de Mediação Escolar e
Docente do Setor de Práticas Colaborativas do Mediare;
Coautora dos Livros: Psicopedagogia: um Enfoque Sistêmico;
Histórias Dramáticas;
Além do Paraiso;
Minha Família meu Dinheiro.

Olivia Fürst
Advogada Colaborativa, Mediadora de Conflitos.
Autora da Prática vencedora do Prêmio Innovare em 2013 com o texto "Práticas Colaborativas no Direito de Família".
Supervisora de Mediação, Docente e Coordenadora do Setor de Práticas Colaborativas do Mediare - Diálogos e Processos Decisórios.
Co-fundadora e Diretora do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC. Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB-RJ.

Título do Curso: "Mudando o jogo sem virar a mesa: uma pratica multidisciplinar na terapia do divórcio"

Resumo:

No mundo de hoje os divórcios e recasamentos tornaram-se uma realidade cada vez mais frequente permitido uma nova configuração familiar para aqueles casais que não conseguiram construir uma parceria satisfatória.
Entretanto na maioria dos casos esta ruptura acontece com turbulência trazendo um custo emocional enorme para o casal e, principalmente para os filhos.
Desde 2011, um grupo multidisciplinar, composto por profissionais da área jurídica, financeira e da saúde vem desenvolvendo no Brasil um trabalho denominado Práticas Colaborativas no Direito de Família, adaptando a realidade brasileira a uma iniciativa norte-americana da década de 1980. Esta proposta consiste numa abordagem multidisciplinar e não adversarial dos conflitos familiares por uma equipe de profissionais qualificados que buscam ajudar aos casais em processo de divórcio a acomodar as expectativas preservando a autonomia, resgatando o senso de responsabilidade e buscando soluções que beneficiem a todos.
Este curso se propõe a estimular aos terapeutas de família a entender e poder compartilhar desta nova área de atuação onde num trabalho com advogados e profissionais das áreas de saúde e finanças possam construir uma nova prática provendo mais segurança para a sociedade ao concretizar acordos sustentáveis com transparência e equilíbrio.

Material didático: Data Show