Iara L. Camaratta Anton

Iara L. Camaratta Anton

CURSO:"Amor, Sexo e Paixão: energias que se opõe?..."
Psicóloga - CRP 07/0370
Especialização em Psicologia Clínica Aplicada (PUCRS)
Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica (PUCRS)
Formação em Terapia de Casal e de Família (DOMUS/POA/RS)
Especialização e Formação em Psicanálise dos Vínculos (Instituto Contemporâneo/POA/RS)

Autora dos livros:
- A Escolha do Cônjuge - Um Entendimento Sistêmico e Psicodinâmico (ARTMED/Grupo A)
- Homem e Mulher - Seus Vínculos Secretos (ARTMED - Grupo A)
- O Casal Diante do Espelho. Psicoterapia de Casal - Teoria e Técnica (Casa do Psicólogo)
- E outros.

Psicoterapeuta Individual, de Casais e de Famílias
Professora Convidada em Terapia de Casal no DOMUS/POA/RS
Organizadora e Responsável pelo Curso Intensivo de Psicoterapia de Casais em POA/RS

RESUMO:
Um dos grandes dilemas que se apresentam em terapias individuais e de casal tem uma relação direta com as dissociações entre amor, sexo e paixão. Estas energias que nos movem entram em conflito com anseios e temores, realidades e fantasias. O mais comum é que a ajuda terapêutica seja buscada após exaustivas outras tentativas e a sofrimentos que se repetem continuamente. Por vezes, é escolhida alguma abordagem pessoal, que pode parecer mais segura, mais confiável, oportunizando mais e melhor a exposição e a compreensão da própria intimidade. Mas, em nossos dias, mais e mais casais desejam um espaço no qual possam dialogar entre si, na presença e com a participação ativa de um terceiro, capaz de manter certa neutralidade e com preparo teórico, técnico e pessoal para acompanhá-los na jornada que eles mesmos propõem. Ambas as alternativas tendem a produzir bons resultados.
O objetivo deste curso é discutir alguns conceitos, sendo que as palavras-chaves são exatamente: amor, sexo e paixão; fantasias e realidades; conflitos conscientes e inconscientes; conflitos intra, inter e transpessoais; motivações e objetivos conscientes e inconscientes; mecanismos de adaptação e defesa; aliança terapêutica.
Indo para mais além dos conceitos a serem discutidos, temos como objetivo analisar abordagens terapêuticas, com ênfase na compreensão psicodinâmica e sistêmica do tema central deste curso. Como estabelecer o diálogo terapêutico poderia ser considerada uma questão básica do curso, juntamente com outra: afinal, em que consiste o final-feliz de um processo terapêutico, em se tratando de amor, sexo e paixão?...