Tiago Tatton e Ovídeo Copstein Waldemar

Tiago Tatton e Ovídeo Copstein Waldemar

COMO EU FAÇO: "Mindfulness"
Tiago Tatton

Psicólogo Ms. (LaFEC/UFRGS)
Sócio-fundador da INICIATIVA MINDFULNESS (www.iniciativamindfulness.com.br).
.Doutorando em Psicologia pela UFRGS/RS e pelo King´s College de Londres.
. Mestre em Ciência da Religião pela UFJF/MG.
. Psicólogo clínico com enfoque em mindfulness.
. Certificação em Treinamento Intensivo em Mindfulness pela Sociedad Mindfulness y Salud (Buenos Aires - ARG)
. Palestrante do TEDx com o Tema: "Mindfulness: Um pequeno Milagre" (https://www.youtube.com/watch?v=9xygFoVLmJU)
. Associado ao Mindfulness Centre of Excelence, com treinamento em BMT (Body in Mind Training.
. Diversos treinamentos no Reino Unido de MBCT (Oxford Mindfulness Centre), MBSR (com Michael Chaskalson), Breathworks (Vidyamala Burch) e Shamata (B. Allan Wallace).

Título da Palestra: "Mindfulness: o que é isso? Para quem?"

RESUMO:
Mindfulness é considerado um “fenômeno emergente” (Cullen, 2011) nos universos acadêmico e clínico, particularmente nos campos da Psicologia e da Medicina Comportamental.
Mais de três décadas de pesquisa demonstram que Mindfulness está associado a melhor saúde física e mental para diversas condições clínicas. Entretanto, Mindfulness ainda é pouco conhecido no Brasil entre os profissionais de saúde.
O objetivo desta breve palestra é explicar o conceito de Mindfulness bem como suas aplicações clínicas, contextualizando a fala na direção de possíveis intervenções no contexto da família.

Ovídeo Copstein Waldemar
Como professor de Psicoterapia Sistêmica e praticante há mais de vinte anos da meditação Zen, incorporei-me ao movimento de divulgação do Mindfulness na prática clínica desde seu início, tendo apresentado oficinas em Porto Alegre, Curitiba e nos Congressos Brasileiros da ABRATEF e da Associação Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Comecei igualmente a dar cursos no Instituto da Família supervisionando colegas na aplicação da filosofia do Mindfulness e de suas práticas no tratamento dos pacientes do ambulatório do INFAPA. Tenho coordenado também nos últimos 10 anos um grupo que se dedica a aplicar o Mindfulness na escola pública fundamental, associado a um programa de Inteligência Emocional que mostrou efetivo em pesquisa acadêmica.

Título da Palestra: “A Contribuição do Mindfulness para a Psicoterapia Sistêmica: Aspectos Técnicos, Clínicos e Éticos”

RESUMO:

Apresento a evolução nos últimos vinte anos do conceito de Mindfulness, derivado das meditações orientais, na promoção da saúde física e mental e sua utilização na abordagem sistêmica de crianças, adultos, casais e famílias. O público experimenta seus principais exercícios e discuto a polêmica atual a respeito de se o Mindfulness é somente uma técnica a mais ou pode ser visto como uma nova perspectiva em Psicoterapia, através da qual cada um de nós tornar-se mais coerente com seus valores, colocando atenção nas intenções, com aceitação (uma das definições do Mindfulness).